sábado, 20 de novembro de 2010

Meu 20 de Novembro

Fiquei pensando no que escrever sobre o 20 de Novembro. Em outros anos teria contribuído na organização de alguma semana da consciência negra, estaria fazendo oficinas ou debates em alguma comunidade, escola ou presídio.
Mas esse ano foi diferente. No começo fiquei triste em não me vê envolvida com nada. Mas como dizem os otimistas: Tudo depende do ponto de vista. Percebi que meu nada não era tão nada assim. Apesar de não estar participando ativamente de nenhum ato, acabei me envolvendo de outro jeito. Esse ano apresentei Zumbi de Palmares aos meus alunos. E como foi legal ver aqueles olhinhos atentos ao que eu falava. E a surpresa ao perceberem que o homem corajoso de que eu falava era preto.
Pode parecer algo insignificante falar sobre Zumbi a 30 crianças de 7 anos. Mas quem me dera ter tido alguém que me tivesse feito essa insignificância quando eu tinha 7 anos. Quem sabe assim não teria demorado 20 anos para me enxergar preta diante do espelho.

2 comentários:

  1. Querida, de insignificante o sei trabalho com as crianças não tem nada. Comemoremos com atitudes o dia da consciência negra diariamente, como você faz. Um forte abraço

    ResponderExcluir
  2. que saudade.. esse ano meu dia da consciencia negra tbm foi bem diferente, foi mto triste...infelizmente me senti impotente,sem serventia, inutil...me faltou sua presença, sua força, sua energia de vida!!! aqui só tem morto-vivo... acho que não consigo mais conviver com tanta gente "morna". quero ir te ver nas ferias!!! me convida. beijo Pri.. como sempre seus textos arrasam!!

    ResponderExcluir