sábado, 14 de maio de 2011

ATIVANDO A MEMORIA

A lei n.º 3.353, de 13 de maio de 1888:

A Princesa Imperial Regente, em nome de Sua Majestade o Imperador, o Senhor D. Pedro II, faz saber a todos os súditos do Império que a Assembleia Geral decretou e ela sancionou a lei seguinte:

Art. 1.º: É declarada extinta desde a data desta lei a escravidão no Brasil.


Na data de hoje me silenciei diante do mundo que me cerca e voltei ao passado. Não ao passado dessa data em si. Não no ato de uma princesa, muito menos em um papel assinado dizendo que a partir daquele momento éramos LIVRES. Liberdade é mais do que uma assinatura. Nascemos livres e isso nenhum regime escravista conseguiu tirar. E durante todo o período histórico em que fomos escravizados RESISTIMOS, de todas as formas possíveis e imagináveis. E mesmo em meio à tamanha opressão conseguimos mostrar que ser LIVRE é um estado de espírito e que isso ninguém pode nos tirar.

Na data de hoje silencie-me para me lembrar dos que Gritaram, Rebelaram-se, Fugiram, Suicidaram-se, ou buscaram força nessa liberdade de espírito através do choro cantado do Blues ou dos gritos dos atabaques. Voltei há esse passado... Um tempo histórico que não é linear e que me permite sentir parte disso. Voltei a esse momento. Um período sem Reis, Rainhas, Príncipes ou Princesas... Mas cheio de Guerreiras e Guerreiros que lutaram (alguns ate a morte) em em nome do verdadeiro significado de LIBERDADE.

E é em nome desses Homens e Mulheres que me conecto em pensamento, sentimento, orgulho e respeito na data de hoje. Pessoas sem nomes, sem historias contadas em livros, sem rostos registrados em nossa memória. Mas, mas que lutaram em busca da nossa LIBERDADE! Lembrando um Trecho do Poema "Diáspora" de Roberta Estrela D'alva:

" (...)Zumbi dos Palmares, Patrick Lumumba,

Jorge Ben,

Amílcar Cabral, Luiza Mahin,

Luis Gama, Malcon X,

Mano Brown, Tim Maia,

Ângela Davis, José do Patrocínio,

E James Brown,

Marthin Luther King, pastor na vida e na morte (...)

Abolicionistas, guerrilheiros, lutadores, guerreiros, quilombola

E todos os que, lutaram e deram a vida pra que pudéssemos estar aqui agora..(...)" .



Esquecer Jamais!! Por isso:



2 comentários:

  1. Libertos das correntes dos senhores de ontem mas perseguidos pela Intolerância Religiosa, perseguidos pela Polícia, perseguidos pelos Racistas, Fascistas, Nazistas de hoje! A Guerra não acabou ela só está camuflada nas teorias da Democracia Racial de Gilberto Freyre! Vez ou outra surge uma piadianha ... mas somos todos iguais e vivemos bem! - Essa gente é louca! Querem se promover! Vivem com essa ideia... eles vivem inventando que são perseguidos! Então me explica: - E o que ocorre na escola? - Por que ainda hoje vcs dão risadas dos meus cabelos? - Por que? Por que? Dão risadas, fazem piadas porque os meus cabelos, o meu nariz, a minha boca a minha pele não é se assemelha às características do europeu - que inventou que meu povo deveria ser colonizado, educado, catequizado. IGUALDADE RACIAL OU BARBÁRIE! Somos descendentes de África em nossas veias corre sangue DE UMA HISTÓRIA DE RESISTÊNCIA!

    ResponderExcluir
  2. NOSSA.AMEI ,CONHECI UM HOMEM BRANCO,SOU NEGRA E MINHA IRMÃO COMENTOU ELE É MUITO BRANCO,EU NÃO ACREDITEI NO QUE EU ESTAVA OUVINDO O PRIMEIRO CASAMENTO DELA FOI COM UM HOMEM BRANCO ´TÉ AGORA EU NÃO ENTENDI,SÓ SEI QUE É O HOMEM DESCENTE QUE JÁ CONHECI ALÉM DE NÃO DEIXAR NADA A DESEJAR NA CAMA.AH AQUELE COMENTÁRIO TAMBÉM DE UMA MULHER ANÔNIMA QUE ELA DIZ HOMEM NEGRO NUNCA MAIS,ESTOU CONCORDANDO COM ELA,OS HOMENS NEGROS SÓ QUEREM NOS EXPLORAR.

    ResponderExcluir